domingo, 12 de agosto de 2012

No Engenhão, Fred encarna Peter Pan e Barcos vira o Capitão Gancho

Luiz Gustavo Moreira
Rodrigo Lois

Publicada em 12/08/2012 às 08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Sejam bem-vindos à Terra do Nunca! Como em um conto de fadas, o Engenhão será transformado num passe de mágica no palco do fantástico confronto entre Peter Pan e Capitão Gancho, interpretados neste domingo pelos atacantes Fred e Barcos. O LANCENET! transmite o jogo entre Fluminense e Palmeiras, pelo Brasileirão, em tempo real, a partir das 18h30!

Os personagens da história criada pelo britânico James Matthew Barrie não poderiam ter melhores protagonistas. Com seu estilo garotão e brincalhão, Fred encarna o próprio Peter Pan. Apesar das lesões, o centroavante do Flu se recusa a ficar velho e voa no campeonato, assim como faz Peter Pan em suas aventuras. Além disso, o camisa 9 exerce grande papel de líder do grupo, no mesmo estilo de Peter para "Os Meninos Perdidos", seus camaradas de bagunça na Terra do Nunca.

Só que a ilha encantada também é habitada por um temível vilão, o Capitão Gancho. E quem melhor para vivê-lo no Engenhão do que Barcos, o Pirata? O estilo frio e letal do palmeirense com a bola nos pés causa arrepios nas defesas adversárias. Até alguns jornalistas já foram vítimas de seus cortes.

Se na história que já virou filme o confronto é quase eterno entre os rivais, o mesmo não se pode dizer do embate entre Fred e Barcos. Esta será a primeira vez que eles irão se enfrentar. Algo que não aconteceu por questão de meses, já que o argentino se transferiu para a LDU (EQU) pouco depois do time derrotar o Fluminense na decisão da Copa Sul-Americana de 2009.

Nas peles de seus "alter-egos", os centroavantes do Tricolor e do Verdão lutam atualmente por diferentes objetivos. Fred quer conquistar o amor de sua Wendy, a taça do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, Barcos quer de qualquer maneira escapar da zona do rebaixamento, do mesmo jeito que o Capitão Gancho foge do crocodilo que lhe comeu a mão e o persegue pelos mares.

Confiante após treinar bem no sábado e com uma boa dose de pó do pirlimpimpim, Fred interpretará Peter Pan diante de Barcos, o verdadeiro Capitão Gancho. Duelo que promete na Terra do Nunca!

Dupla atrás de números expressivos

O jogo deste domingo, no Engenhão, também servirá para que os dois centroavantes se aproximem cada vez mais das marcas que buscam na atual temporada.

Fred persegue o centésimo gol com a camisa do Fluminense. Já são 92 desde que chegou, em 2009. Se mantiver a pegada deste primeiro turno, no qual já marcou oito vezes, alcançará rapidamente o feito. O gol número 100 também lhe dará o posto de 15º maior artilheiro da história tricolor.

Enquanto isso, Barcos está próximo de ganhar um churrasco de Felipão. O técnico prometeu o banquete caso o argentino atinja a meta de 27 gols, prometida por ele no início da temporada. Barcos marcou 19 vezes e pode até alcançar o recorde de Alex Mineiro, que fez 37 gols em 2008 e se tornou o maior artilheiro em uma temporada do Palmeiras neste século.

Ambos carrascos do Botafogo

Fred e Barcos têm em comum uma "vítima": o Botafogo. Os dois atacantes se destacaram recentemente por conta dos gols marcados sobre o Alvinegro.

Desde que chegou às Laranjeiras, o camisa 9 já enfrentou o rival em 11 oportunidades e marcou nove vezes. Trata-se do time em que ele mais fez as redes balançar atuando pelo Fluminense. Na primeira partida da decisão do Carioca deste ano, ele chegou a marcar um lindo gol de bicicleta.

Mas as pinturas em cima do time de General Severiano não são uma exclusividade de Fred. Que o diga o centroavante argentino. Os dois gols do palmeirense pelo último jogo na Sul-Americana foram de tirar o chapéu. Uma semana depois, Barcos bateu Jefferson mais duas vezes – e ainda teve um gol legal anulado.

Números de Fred na temporada de 2012

Gols - 18
Jogos - 27
Dribles - 4
Finalizações certas - 38
Assistências - 5

Números de Barcos na temporada de 2012

Gols - 19
Jogos - 35
Dribles - 82
Finalizações certas - 50
Assistências - 1