A recuperação de Thiago Heleno de dores na virilha esquerda melhorou um pouco a situação do Palmeiras para enfrentar o Botafogo nesta quarta-feira, no Engenhão, pela Copa Sul-americana. Se não é possível ter sete jogadores no banco, como é permitido, serão cinco suplentes, entre eles Raphael Alemão, goleiro reservas comparado ao ídolo Marcos quando o agora ex-jogador atuava na linha nos treinos ou amistosos festivos.
"O Alemão é forte, dá para brigar lá na frente. Lembra o Marcão jogando rachão", sorriu Bruno, titular no gol, torcendo, porém, que a utilização de alguém de sua posição na linha não seja necessária. "Ele não tem jeito para isso. E acho que nem vai precisar."
E Luiz Felipe Scolari nem cogita uma improvisação tão urgente, tanto que a delegação viajou só com dois goleiros na noite desta terça-feira para o Rio de Janeiro - Fábio, que também está inscrito na Sul-americana, poderia ir somente para um atleta mais ficar no banco.
Mas os desfalques entre os 25 atletas registrados pelo clube no torneio são oito: Artur, Márcio Araújo, Maikon Leite e Daniel Carvalho, Luan e Valdivia, vetados por problemas musculares, e Fernandinho e Marcos Assunção, que operaram os joelhos esquerdo e direito, respectivamente, nesta terça-feira.
Correa, João Denoni e Patrik Vieira, que poderiam ser opções, não foram inscritos e poderão atuar na competição continental somente se forem uma das três mudanças que serão permitidas ao Verdão no caso de classificação às oitavas de final nesta quarta-feira - Correa é nome certo no lugar de Fernandinho. E o elenco ainda conta com Wesley, que segue em recuperação de cirurgia no joelho direito.
Com tantos problemas, Luiz Felipe Scolari definiu que o zagueiro Luiz Gustavo, de 18 anos, será lateral direito ou ala, dependendo da escolha pelo 4-4-2 ou 3-5-2. A dúvida na escalação, que mudará o esquema, é entre o zagueiro Román e o atacante Obina, que define também se Mazinho atuará no ataque ou no meio-campo. O time deve ter Bruno; Román (Obina), Mauricio Ramos e Thiago Heleno; Luiz Gustavo, Henrique, João Vitor, Patrik e Juninho; Mazinho e Barcos.
No banco, ficarão o goleiro Raphael Alemão, os zagueiros Leandro Amaro e Wellington e os atacantes Betinho e Obina (este último tem chances de ser trocado por Román se for titular). Mas Bruno torce para nenhum deles entrar em campo por problemas de lesão. "Espero que nem precise ser usado o banco de reservas", disse o goleiro.
Apesar de todos os problemas, o Palmeiras vai ao Rio de Janeiro com a vantagem de ter vencido por 2 a 0 na Arena Barueri. Com isso, só não estará nas oitavas de final da Copa Sul-americana caso perca por mais de dois gols de diferença ou for derrotado por 2 a 0 e fracassar na decisão de pênalti.
Veja os relacionados para a viagem ao Rio de Janeiro:
Goleiros: Bruno e Raphael Alemão
Lateral: Juninho
Zagueiros: Henrique, Maurício Ramos, Thiago Heleno, Leandro Amaro, Román, Luiz Gustavo e Wellington
Volante: João Vitor
Meias: Patrik e Mazinho
Atacantes: Barcos, Obina e Betinho