Fabricio Crepaldi
Guilherme Cardoso
Publicada em 21/08/2012 às 07:00
São Paulo (SP)
Se os vários desfalques do Palmeiras já irritavam Felipão, que considera isso o maior responsável pela má fase do time no Brasileirão, as notícias desta segunda foram ainda piores para o técnico.
Isso porque o capitão Marcos Assunção e Fernandinho, utilizado e bastante elogiado nos últimos jogos, passarão por cirurgia na manhã desta terça e ficarão afastados dos gramados por longo período.
O caso do lateral-esquerdo é o mais grave. Ele sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no treino na última sexta-feira. O atleta será operado e o tempo previsto de recuperação é de até oito meses fora de combate.
Já o caso de Assunção já era esperado. A tendinite no joelho direito vinha incomodando desde a Copa do Brasil. Como o tratamento convencional, com repouso e fisioterapia, não deu resultado, o departamento médico optou pela cirurgia. Ele será submetido à uma artroscopia e ficará fora do time entre 30 e 40 dias.
As duas lesões só aumentam os problemas de Luiz Felipe Scolari para montar o time nos próximos duelos, sobretudo nesta quarta, contra o Botafogo. Ele pode ter até 11 desfalques para a partida da Sul-Americana.
Além dos dois operados, Artur e Luan, com lesões musculares, estão fora. Maikon Leite, Márcio Araújo e Daniel Carvalho estão recuperados e liberados para trabalhar a parte física. Porém, pelo longo período afastados e pelo pouco tempo para treinar, a escalação deles é improvável. Já Correa e Wesley (também lesionado) não estão inscritos no torneio.
As outras duas dúvidas são Valdivia e Thiago Heleno, que deixaram o jogo do último domingo com dores musculares. O zagueiro não deverá ser problema. Já o Mago tem um pequeno edema na coxa esquerda, mas só não irá para a partida se as dores no local persistirem até o confronto.
Diante de tudo isso, Felipão poderá ter problemas até para montar o banco de reservas amanhã. Isso porque são 25 inscritos na Sul-Americana. Se os nove que estão na lista ficarem fora, o treinador terá apenas 16 jogadores à disposição. Mais um desafio para o “rei de copas” resolver.
Confira a situação de todos os possíveis desfalques:
Marcos Assunção
Terá de passar por artroscopia hoje por conta das dores no joelho direito causadas por uma tendinite. Ficará afastado do time entre 30 e 40 dias pela recuperação.
Artur
As dores musculares se transformaram em uma lesão no reto femural. Não jogou no domingo e deverá ficar pelo menos mais duas semanas no departamento médico.
Thiago Heleno
Deixou o jogo contra o Atlético-GO sentindo dores musculares. Não teve lesão constatada e não deverá ser problema, mas ainda corre risco de não jogar nesta quarta.
Daniel Carvalho
Já está recuperado de lesão na coxa esquerda e livre para fazer treinos físicos. Porém, como está há bastante tempo afastado, não deverá ter condição contra o Botafogo.
Márcio Araújo
Situação é a mesma de Daniel Carvalho. Está livre das dores musculares, mas há pouco tempo para treinar fisicamente até o jogo deesta quarta e deverá seguir fora.
Fernandinho
É o caso mais grave. Sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, será operado hoje e ficará afastado dos gramados por oito meses.
Maikon Leite
Outro que teve lesão na coxa esquerda e também já foi liberado para voltar aos treinos físicos, mas também deverá ficar fora por conta do pouco tempo até o jogo.
Valdivia
Voltou a sentir dores na coxa esquerda, a mesma que o afastou de seis jogos recentemente. Só não jogará contra o Bota se as dores na região ainda o incomodarem.
Luan
A grave lesão na coxa direita ainda não está curada. Ainda ficará de dez a 15 dias em tratamento com o departamento médico. Já tem dado leves corridas no campo.
Wesley
Mais um com ruptura do ligamento cruzado anterior, mas do joelho direito. Já faz leves treinos físicos, mas o prazo de retorno é o mesmo: novembro deste ano.