Caio Carrieri
Guilherme Cardoso
Publicada em 18/08/2012 às 08:00
São Paulo (SP)
Ao mesmo tempo em que o Palmeiras se esforça para afastar o fantasma do rebaixamento no Brasileirão, a diretoria olha o calendário e dá os primeiros passos no planejamento para 2013.
Na avaliação dos dirigentes, a permanência de Luiz Felipe Scolari no clube é essencial para a próxima temporada. O técnico tem contrato até dezembro e reluta em falar em renovação antes das eleições presidenciais, que acontecerão na metade de janeiro.
Para convencer Felipão a seguir no Palestra Itália e comandar o Verdão na próxima Copa Santander Libertadores, a cúpula vê como trunfo atender os pedidos de reforços feitos pelo técnico para deixar o time encorpado e com chances de brigar pelo torneio sul-americano.
Nem todos os nomes para 2013 já foram solicitados pela comissão técnica. A direção pretende ouvir novas indicações na próxima semana para iniciar investidas no mercado.
O esforço nas contratações terá de ser ainda maior depois da maioria das últimas tratativas terem naufragado. O volante Guilherme optou por defender o Corinthians ao deixar a Portuguesa, o lateral-direito Eduardo quis seguir no Joinville e o meia Cleber Santana não foi liberado pelo Avaí – os direitos são do São Paulo e ele está emprestado até dezembro.
Além deles, o Palmeiras tentou contratar o meia-atacante Rafinha, do Coritiba, que segurou o jogador.
A solução rápida encontrada pela direção foi fechar com o volante Correa, de 31 anos, que já havia defendido o Verdão, não atua desde maio e estava sem contrato após não renovar com o Dínamo de Kiev (UCR). Ele não fazia parte da lista inicial de Scolari e foi um plano B para o insucesso com Guilherme.
Antes, a negociação com Obina vingou após idas e vindas desde 2011, e o atacante fechou um contrato curto, de empréstimo, até o fim desta temporada.
O gerente César Sampaio diz que deve intensificar as conversas pela renovação do treinador entre o fim de setembro e o começo de outubro. Até lá, o Palmeiras quer atendê-lo. E fazê-lo sorrir muito.
Os insucessos recentes
Rafinha
O Verdão recebeu um negativa do Coritiba na semana passada pelo meia-atacante de 29 anos. Tem seis jogos pelo Coxa e poderia atuar pelo Palmeiras ainda nesta edição do Brasileiro.
Guilherme
O Palmeiras esteve perto de atender o pedido de Felipão, mas o volante de 21 anos gostou mais da proposta do Corinthians e já treina no elenco comandado pelo técnico Tite.
Eduardo
Destaque do Joinville na Série B, o lateral-direito de 25 anos até aceitou a proposta do Palmeiras, mas depois recuou e renovou contrato até 2016 para permanecer em Santa Catarina.
Cleber Santana
Está emprestado até dezembro ao Avaí, que não quis liberá-lo agora. Ele segue nos planos para 2013 e já sinalizou que quer jogar no Verdão. Pertence ao São Paulo e tem vínculo até janeiro.
O vaivém no elenco até o fim do ano
EM ALTA
Marcos Assunção
O volante tem contrato até o fim do ano e já negocia com a diretoria a renovação. No momento, as partes conversam sobre a questão salarial. O empresário do jogador está na Espanha e volta no início da próxima semana para tratar do assunto.
Thiago Heleno
O zagueiro tem vínculo até o fim do ano e está em alta. Felipão gosta do defensor e o clube vai tentar a renovação. A situação é parecida com a de Fernandinho, Artur e Obina, que estão emprestados. A ideia é manter os três atletas no elenco para o próximo ano.
EM BAIXA
Daniel Carvalho
Substituto de Valdivia, começou bem o ano, mas atualmente não vive uma boa fase. Não tem jogado, pois se recupera de um problema muscular na coxa esquerda. Seu contrato termina no fim do ano e a permanência depende da melhora nas atuações.
João Vitor
Titular em boa parte do ano por causa de lesão de Wesley, pode perder espaço após chegar no treino com sinais de embriaguez. Betinho, que renovou até o fim da Copa do Brasil, também está em baixa já que perdeu espaço com a chegada de Obina.