Mesmo com sete dos 25 inscritos na Sul-americana impedidos de jogar por contusão, Valdivia foi poupado, já que saiu da derrota de domingo para o Atlético-GO reclamando de dores na coxa esquerda. No clássico no Pacaembu, porém, ele deve estar em campo. “Há 90% de chance de o Valdivia voltar. A princípio, para sábado, só o Valdivia e o Correa”, informou Felipão.
Além da dupla, quem tem possibilidade de retornar é Artur, que sente dores musculares e ficou fora dos dois últimos jogos do time, mas já apareceu correndo no campo na última terça-feira. “O Artur, pela superação que vem apresentando em sua recuperação, não sei se forçaremos para ele jogar no sábado. Acho difícil”, opinou Scolari.
Com Artur, não será mais necessário improvisar os zagueiros Román e Luiz Gustavo na lateral direita. O resto do time, contudo, não terá muitas mudanças além de Correa no lugar de João Vitor ou Patrik e Valdivia fazendo Obina sair e Mazinho jogar no ataque. E a base deve ser essa contra a Portuguesa, na quarta-feira, no Canindé, e o Grêmio, no dia 1º, em duelo marcado para o Pacaembu – os dois compromissos são pelo Brasileiro.
“Em sete, dez dias, terei mais quatro ou cinco jogadores e a equipe vai voltar a ter um padrão melhor. Até lá, teremos que fazer algumas adaptações. Só na terceira rodada do segundo turno acho que terei 18, 19, 20 jogadores em boas condições”, avisou Felipão, lamentando por tantas lesões. “Em todos os jogos, perdemos um ou outro jogador por dez, 15, 20 dias. E nosso grupo é muito restrito.”
Quem pode surpreender e ser relacionado contra a Portuguesa, na quarta-feira, é Márcio Araújo, vetado das duas últimas partidas por dores musculares. Exista também uma mínima chance de Maikon Leite, com lesão na coxa esquerda, ficar ao menos no banco de reservas – o atacante deve voltar a trabalhar fisicamente no campo neste sábado.
Nas próximas rodadas, devem se juntar ao elenco, segundo a programação da comissão técnica, Daniel Carvalho e Luan, contundidos nas coxas esquerda e direita, respectivamente. Em um mês, volta Marcos Assunção, que passou por artroscopia no joelho direito, e, nas últimas partidas do ano, pode aparecer Wesley, que operou o joelho direito em abril. Já Fernandinho, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, só retorna em 2013.