sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Torcedores do Palmeiras se unem para cobrar diretas no início de 2013

LANCEPRESS! - 28/09/2012 - 14:34 São Paulo (SP)

Protesto da torcida do Palmeiras (Foto: Eduardo Viana)
Torcida do Palmeiras volta a cobrar mudanças políticas no clube (Foto: Eduardo Viana)

Torcedores do Palmeiras estão unidos mais uma vez naquilo que chamam de "revolução" para, enfim, ver o clube eleger um presidente por meio de eleições diretas. Na noite da última quinta, em um bar próximo ao Palestra Itália, o movimentou "Acorda Palmeiras" foi lançado e, agora, passou a ser divulgado por meio de imprensa e redes sociais.

Formado por torcedores organizados, sócios, alguns conselheiros, palmeirenses "comuns" e até empresários, o grupo pressiona o Conselho Deliberativo (CD) para que a mudança na forma de eleger o presidente aconteça já em 2013. O "comando" do Conselho, que adiou a votação do projeto por dois anos, quer que as mudanças aconteçam apenas na eleição de 2015.

"Por um Palmeiras livre! Um Palmeiras das massas, dos palmeirenses (...). É hora de derrubarmos muros particulares, colocar o clube acima dos homens", diz o texto que está sendo divulgado entre torcedores.

Eles se mobilizam para um protesto já na segunda-feira, na Academia de Futebol, quando uma primeira votação do projeto irá acontecer no Conselho. O "Acorda Palmeiras" é apoiado por seis grupos políticos e três chapas, que dizem estar unidos para que a mudança aconteça já no começo do ano que vem.

O movimento é visto com receio pelos conselheiros mais conservadores. Há no clube quem diga que alguns já estão se mexendo para tentar adiar a reunião de segunda, alegando falta de segurança. Várias outras manifestações, todas pacíficas, já aconteceram em dias de reunião dos conselheiros. Não houve transtornos.

Aprovado pelo Conselho ou não, o projeto terá de ir para uma assembléia de sócios. Os conselheiros apenas "indicam" uma posição. São os sócios que têm o peso final para aprovar a mudança.