Frequente desfalque do Palmeiras na campanha do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, Valdivia também não foi visto na reapresentação do elenco na tarde desta quinta-feira. Nenhum dos profissionais do clube viu o chileno na Academia de Futebol e, por isso, ainda não foi adotada qualquer posição oficial sobre o caso.
A imprensa não pôde acompanhar a reapresentação palmeirense e, com isso, ficou impedida de constatar a ausência do meio-campista. A Gazeta Esportiva.net procurou o preparador físico Fabiano Xhá, que não atendeu ao seu celular. Já o clube limitou-se a dizer que não pode especificar quem apareceu para treinar.
Na manhã desta sexta-feira, o treinamento será com portões abertos para os jornalistas e, enfim, se saberá sobre a presença ou ausência do camisa 10 entre os atletas que se apresentaram após as férias iniciadas em 2 de dezembro - Valdivia não joga desde 6 de outubro por lesão no joelho esquerdo. O jornal chileno La Tercera publicou que o Mago estará na Academia de Futebol nesta sexta-feira.
Membros da diretoria de futebol compareceram ao centro de treinamento nesta quinta-feira, mas, como têm feito com frequência desde a confirmação da queda para a segunda divisão nacional, não estão à disposição para dar declarações. O presidente Arnaldo Tirone e o gerente de futebol César Sampaio - que tem trabalhado mesmo já sem contrato - são dois dirigentes que estiveram no local.
A imprensa chilena noticiou que Valdivia manteve sua forma física treinando em uma academia no país durante suas férias, e as informações eram até de mais tranquilidade na vida pessoal com o jogador reatando o relacionamento com a esposa Daniela Araánguiz. A temporada parecia tão promissora que Jorge Sampaoli, recém-contratado técnico da seleção do Chile, admitiu ter o Mago em seus planos.
Mas, no Palmeiras, Valdivia parece acumular problemas ainda. O jogador, que terá sua contratação ocorrida em agosto de 2010 sob o custo de R$ 36 milhões a serem pagos até 2016, tem contrato até 2015, mas sua saída chegou a ser colocada como prioridade por Tirone após o rebaixamento.
Embora o discurso seja de esperança com relação ao chileno, a diretoria busca opções para o seu lugar. Primeiro, abriu negociação com o Málaga para trocá-lo por Júlio Baptista, mas as conversas com o time espanhol não avançaram. Depois, foi feita uma oferta a Riquelme, do Boca Juniors, em transação ainda não finalizada.
Independentemente se alguém for contratado, é considerada bastante difícil a saída de Valdivia. O chileno recebe um alto salário que se torna um problema na busca por interessados em seu futebol, além do histórico de lesões e confusões ao longo destes dois anos e meio de segunda passagem pelo Verdão.