O presidente Arnaldo Tirone não se sente o maior culpado pelo rebaixamento do Palmeiras para a Série B do Campeonato Brasileiro. Na reapresentação do elenco, na tarde desta terça-feira, o mandatário assumiu que tem uma parte da responsabilidade na queda do clube, mas citou outros fatores que considerou preponderantes para o descenso.
"O Palmeiras se sacrificou muito na Copa do Brasil e isso teve um custo, que foram os jogadores lesionados. De certo ponto, o elenco foi prejudicado por isso. O clube precisava de um título de âmbito nacional depois de muito tempo e conseguiu, inclusive indo para a Libertadores, mas o excesso de jogadores no departamento médico prejudicou o desempenho no Brasileiro", afirmou.
Vestindo uma camisa azul e com o semblante tenso durante pouco mais de uma hora de entrevista coletiva, Tirone não poupou também a arbitragem e até alguns torcedores, que se envolveram na confusão que resultou na perda de quatro mandos de campos neste Nacional.
"O clube foi prejudicado por vários erros no Brasileiro, tanto de arbitragem quanto de perdas de mandos. Algumas pessoas arrumaram briga no Pacaembu e perdemos quatro partidas em casa", lamentou.
A confusão citada por Tirone aconteceu no clássico contra o Corinthians. Por conta da derrota diante do maior rival, alguns torcedores se revoltaram e atiraram pedaços de cadeiras ao gramado. O caso resultou na punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Por outro lado, o presidente alega que tentou evitar o rebaixamento de todas as formas.
"Tentei acertar em tudo, mas você acaba errando em alguma coisa. Não sei qual foi o erro, mas não deixei de pagar salários, de organizar, de frequentar o clube, de fazer de tudo para o Palmeiras ter um time forte. Assumi o clube com 75% das receitas comprometidas e sem dinheiro em caixa. Não fiz nada de grave para me sentir culpado, cumpri com minhas obrigações, assim como fiz durante os 57 anos como sócio", completou.
Ainda com duas rodadas a serem disputadas neste Brasileirão, o Palmeiras já sabe que terá de disputar a segunda divisão em 2013, pois ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Flamengo no jogo de domingo.