segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Tirone, sobre reforços: ‘Até o fim do ano não acontece mais nada’

Fabricio Crepaldi e Guilherme Cardoso - 24/12/2012 - 08:00 São Paulo (SP)

Arnaldo Tirone (Foto: Ale Cabral)
Arnaldo Tirone não contratará mais ninguém neste ano (Foto: Ale Cabral)

O Natal não vai ser recheado de presentes para os palmeirenses. Aliás, a perspectiva é que as boas notícias só cheguem em 2013. Isso porque o presidente Arnaldo Tirone não prevê fazer mais contratações no fim do ano. Assim, por enquanto, os torcedores vão ter de se contentar com o goleiro Fernando Prass e o lateral-direito Ayrton.

– Até o fim do ano não acontece mais nada. Gilson (Kleina) vai passar o Natal fora (em Curitiba, com a família) e só volta depois. Além disso, tivemos as reuniões no Conselho (Deliberativo) e no COF sobre os gastos. Vamos reforçar o elenco, mas não tem nada acertado nesse momento – disse o dirigente ao LANCE!Net.

A diretoria palmeirense não esconde a dificuldade financeira para negociar com alguns jogadores. Nessa semana, a expectativa era ter anunciado a chegada do zagueiro Román Torres, do Millonarios (COL). No entanto, o clube colombiano decidiu manter o defensor.

Outro alvo do momento é o meia Riquelme. O Verdão já fala abertamente sobre o interesse, mas admite que as conversas são difíceis. Ainda mais com a concorrência do Boca Juniors (ARG) e a vontade do técnico Carlos Bianchi em contar com o jogador para a Copa Libertadores.

Caso nenhuma surpresa aconteça nos próximos dias, o Alviverde deve iniciar a temporada do mesmo jeito como em 2012, com apenas dois reforços. Nesse ano, os palmeirenses contavam com o lateral-esquerdo Juninho e o zagueiro Román na reapresentação. Mas a emergência por reforços é maior atualmente, já que 20 atletas estão fora dos planos (nove foram dispensados e 11 liberados para negociar com outros clubes).

Gilson Kleina não esconde a preocupação. Para ele, o ideal era ter feito as principais contratações agora. Não é o pensamento de Tirone.

– A maioria dos jogadores estão de férias, em algum outro lugar. Mesmo assim, a gente não para de conversar. Mas é melhor negociar no começo de janeiro – disse o dirigente.

A torcida ainda espera por bons presentes. E por um 2013 melhor.


Presentes em 2013?

Riquelme
Frizzo e Sampaio estiveram na Argentina para negociar diretamente com representantes do jogador, que está com contrato suspenso com o Boca, e a proposta já foi feita. Tirone vê como um negócio difícil. O clube argentino que mantê-lo no elenco.

Márcio Azevedo
O lateral-esquerdo do Botafogo interessa. César Sampaio ligou para Sandro Becker, agente do atleta, para tratar sobre a negociação, que ainda está em estágio inicial. O empresário aprova a ida ao Verdão. O Bota não quer trocas, e sim dinheiro.

Rodrigo Souto
Livre para acertar desde que deixou o Jubilo Iwata (JAP), o volante afirma que o Palmeiras tem interesse nele. Bruno Paiva, seu agente, fala que recebeu ligação do clube, passou os valores e aguarda um retorno para saber se haverá negócio. O Verdão, porém, nega que queira contratar o atleta.


Como foi nesta temporada...

Final de 2011
Nessa mesma época no ano passado, o Palmeiras sofria com os mesmos problemas de agora para contratar. Até o Natal, apenas Juninho havia sido anunciado pelo clube. Além dele, Román tinha acertado, mas a diretoria ainda não tinha anunciado. O primeiro chegou depois de se destacar no Brasileirão pelo Figueirense, quando foi eleito o melhor lateral-esquerdo da competição. Já o paraguaio acertou por empréstimo até o final de 2012. Porém, teve poucas chances, não agradou e o vínculo dele não foi renovado.

Começo de 2012
Depois do início do Paulistão, a diretoria do Palmeiras abriu os cofres para reforçar a equipe. Só com Barcos e Wesley foram gastos cerca de R$ 22 milhões entre fevereiro e março. Antes deles, o meia Daniel Carvalho já havia acertado, em troca do volante Pierre, que foi para o Atlético-MG. Durante a competição, o clube contratou o lateral-direito Artur, por empréstimo. Os dois últimos não deram certo e deixaram o Verdão após o Brasileirão. Já Barcos se tornou o principal jogador do time. Wesley pouco jogou por conta de lesão.