Fabricio Crepaldi e Guilherme Cardoso - 27/12/2012 - 07:18 São Paulo (SP)
O sinal de alerta no Palmeiras está ligado. Com uma semana para a reapresentação para 2013, apenas dois jogadores foram contratados – o goleiro Fernando Prass e o lateral-direito Ayrton. O técnico Gilson Kleina queria mais. Mas tanta dificuldade para remontar o elenco já tem feito o comandante palmeirense repensar no planejamento para o próximo ano.
Ainda em férias com a família, o treinador não tem deixado de acompanhar as movimentações da diretoria. Após o Brasileirão, em reunião com os dirigentes, ele apontou as principais carências do time e chegou a indicar seis nomes. Mas até agora, pouco aconteceu.
– Daqui 23 dias, o Palmeiras estreia em uma competição (Paulistão). Em 40, tem a Libertadores. Temos de ser transparentes com os torcedores. Temos de qualificar o grupo, remontar. Se não acontecerem as contratações pelo problema de receita ou pelo momento político, tem de falar, ser transparente. Já estou refazendo o planejamento – afirmou Kleina ao LANCE!Net.
A reformulação no elenco começou com a dispensa de nove atletas e a liberação de outros 11 para negociar com outros clubes. As mudanças só seriam completas com a chegada de novos jogadores, o que está difícil. Arnaldo Tirone disse que mais contratações só virão em janeiro. O plano B é um só: garotada.
– A gente tem conversado, tenho acompanhado. Espero que isso não seja uma lei. O mercado está restrito. De repente, vamos ter dificuldades em janeiro. Tem de se preparar. Formamos uma base do elenco, vamos dar oportunidade para os garotos. Se não houverem contratações, temos de dar uma cara para a equipe até dia 20. Espero que a gente possa fazer as contratações – declarou o técnico.
A maior preocupação é com o setor defensivo. Maurício Ramos e Henrique são as únicas opções. Luiz Gustavo, que vai disputar a Copa São Paulo de Juniores, seria usado como lateral-direito, mas vai ser colocado na defesa. O Verdão ficou perto de Torres, do Millonarios (COL), mas não deu.
Isso sem contar a necessidade de trazer um lateral-esquerdo, um meia e outro atacante... É, está difícil.
Confira uma entrevista exclusiva com Gilson Kleina:
LANCE!Net!: Como está a expectativa para a próxima temporada?
GILSON KLEINA: A expectativa é que a gente possa atingir os objetivos. Mas para isso, precisamos ver de que forma vamos iniciar o ano. Precisamos fazer contratações que ainda não ocorreram. Espero que possamos trazer jogadores pontuais. Temos competições importantes para disputar.
L!Net: Qual vai ser o principal objetivo do Palmeiras em 2013?
GK: Antes de tudo, precisamos formar um elenco. Fixamos uma renovação, com a correção no grupo. Agora, precisamos confirmar isso fazendo um elenco grande. Temos de montar um elenco para poder disputar todas as competições, para que a gente tenha competência em todas. Mas tudo isso passa pela correção do grupo de jogadores.
L!Net: Qual é a maior carência atualmente? A diretoria tem procurado um lateral-esquerdo, um zagueiro, um meia e mais um atacante...
GK: As carência maiores são os zagueiros. Tenho apenas o Maurício Ramos e o Henrique. Não posso iniciar a temporada só com esses dois. Subiu o Luiz Gustavo da base, que eu iria usar de lateral-direito, mas vou ter de colocar na defesa. Mas é muito pouco disputar um campeonato só com dois zagueiros. Nesse caso, não é só a questão de correção de elenco. É corrigir uma necessidade. Na lateral esquerda, só tenho o Juninho. No meio, sem o Valdivia, só temos só o Patrick. No ataque, para atuar com o Barcos, só Luan, Maikon e Vinícius.
L!Net: A diretoria chegou a negociar com o volante Rodrigo Souto, que estava no Japão. Você gosta desse jogador?
GK: Rodrigo Souto é um jogador experiente. Ele cairia bem no Palmeiras. Mas me passaram que os valores financeiros são muito difíceis. Tem de entender isso e ver de que forma pode ser contornada essa situação.
L!Net: Você falou em refazer o planejamento. Como fazer isso agora?
GK: Criando alternativas dentro da Academia. Já conversei com o César (Sampaio, gerente de futebol) sobre outros nomes. Vou acompanhar a Copa São Paulo de Juniores, acompanhei Campeonato Brasileiro Sub-20. Temos de preencher com a base. É uma oportunidade para eles, mas temos de pedir a paciência do torcedor. Eles não são a solução da noite para o dia. O planejamento vai ser refeito. Fazer uma renovação não é fácil, imagine dando responsabilidade para eles já.
L!Net: Dá para montar um time para a Copa Libertadores e a Série B? Como convencer os jogadores?
GK: O jogador tem de pensar em jogar pelo Palmeiras, independentemente da divisão. Sempre disse que o Palmeiras não deixaria de ser grande por ter caído para a segunda divisão. Muitos profissionais se agigantaram ao participar da segunda divisão e cresceram com o clube. É assim que penso. Estamos fazendo uma renovação do elenco.
O que precisa?
Zagueiro
É a posição mais carente. Maurício Ramos e Henrique são as opções. Luiz Gustavo vai disputar a Copa São Paulo de Juniores em janeiro, mas volta ao time principal. Seria usado na lateral direita, mas ficará na defesa.
Lateral-esquerdo
Juninho foi titular durante quase toda a temporada, mas perdeu rendimento no fim do ano. Não tem um substituto.
Meia
Valdivia segue sem um reserva. Patrick Vieira foi bem, mas é considerado jovem. Tiago Real está em baixa.
Atacante
Barcos segue sem um companheiro. Luan, Maikon Leite, Vinícius e Índio (da base) são opções, mas nenhum deles é visto como ideal para a função.