segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Reestruturação do Palmeiras deve começar com a limpeza do elenco

Gabriela Chabatura - 19/11/2012 - 13:25 São Paulo (SP)

Flamengo x Palmeiras - Campeonato Brasileiro - Barcos (Foto: Ari Ferreira)
Mesmo com contrato, Barcos não sabe se continuará na equipe em 2013 (Foto: Ari Ferreira)

O rebaixamento é tido como um momento de reconstrução de uma equipe, assim como aconteceu com o Corinthians em 2007, quando caiu. E no Palmeiras não deve ser diferente. Com a eleição presidencial se aproximando e novo planejamento a ser traçado, o Verdão deve iniciar a limpeza no elenco.

Não é para menos. Ao menos 11 jogadores têm vínculo até o fim do ano e a troca será necessária. Mesmo com a Série B, o clube terá de investir em contratações de peso para a disputa da Copa Libertadores. O LANCENET! traz a lista da situação de todos os jogadores do elenco.

GOLEIROS

Bruno - Contrato até dezembro de 2013
Apesar de ter sido eleito o melhor goleiro da Copa do Brasil, o goleiro é alvo de críticas por parte da torcida por conta de falhas no Campeonato Brasileiro. No jogo contra o Flamengo, que selou o rebaixamento, ele foi hostilizado por palmeirenses.

Deola - Contrato até dezembro de 2015
Foi emprestado para o Vitória durante a Copa do Brasil. Caiu nas graças da torcida em Salvador e volta após o término da Série B. Há possibilidade de ser emprestado novamente.

Raphael Alemão - Contrato até junho de 2017
Segundo goleiro não teve chances no time. Criado na base do clube, pode ser emprestado caso Deola permaneça.

LATERAIS

Artur - Emprestado pelo São Caetano até o fim do ano
Jogador iniciou bem sua passagem pelo Palmeiras, com gols em seus dois primeiros jogos. Depois caiu de produção, oscilou e sentiu a pressão do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Não deve continuar no clube na próxima temporada.

Juninho - Contrato até dezembro de 2014
Chegou como o camarão miúdo do então técnico Luiz Felipe Scolari. Foi revelação do Brasileiro pelo Figueirense, mas alternou entre bons e maus momentos em campo. Na reta final, se lesionou, ficou afastado do time e se mostrou abatido com a pressão.

Fernandinho - Emprestado pelo Oeste até o fim do ano
Chegou ao clube depois de boa passagem pelo Oeste, teve poucas oportunidades na equipe e quando começou a ganhar uma sequência sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo. Só retorna aos gramados no ano que vem. Antes diretoria já externava o desejo de renovar com jogador.

Leandro - Contrato até o fim do ano
Lateral foi repatriado pelo clube, mas fez poucos jogos. Sofreu uma lesão no bíceps femoral da coxa direito e desfalcou a equipe nas últimas rodadas. Experiente, vínculo não deve ser renovado.

Fabinho Capixaba - Contrato até abril de 2013
Retornou de empréstimo do Criciúma, foi reintegrado ao elenco, mas não jogou. Chegou ao clube em 2008 após disputar o Paulistão pelo Mirassol. Na temporada seguinte, assumiu o posto de titular do time, porém, caiu de rendimento e foi emprestado.

ZAGUEIROS

Henrique - Contrato até junho de 2017
Após boa passagem em 2008 e a conquista do título do Campeonato Paulista, Palmeiras repatriou o defensor após conseguir viabilizar empréstimo com o Barcelona. Em março, o clube comprou os direitos econômicos e renovou o vínculo por cinco anos. Nesta temporada, foi polivalente e atuou também como volante. Antes de cair, ele disse que permaneceria mesmo se houvesse o rebaixamento.

Thiago Heleno - Emprestado pelo Cruzeiro até o fim do ano
Envolvido na troca pelo zagueiro Fabrício, jogador ganhou a titularidade ao lado de Henrique. Sofreu com algumas lesões nesta temporada, principalmente depois da Copa do Brasil. Desagrada parte da direito e pode não ter contrato renovado.

Román - Emprestado pelo River Plate (ARG) até o fim do ano
Fez poucos jogos com a camisa do Palmeiras e não deve renovar o vínculo.

Maurício Ramos - Contrato até fevereiro de 2014
Um dos jogadores que mais sentiu o rebaixamento da equipe no Brasileirão. Cometeu falhas em jogos importantes e sentiu demais em momentos decisivos. Contra o Flamengo, foi o capitão e identificado com o Palmeiras deve continuar.

Wellington - Contrato até junho de 2016
Criado nas categorias de base do clube, teve vínculo renovado no meio deste ano
e pode ser emprestado para ganhar experiência.

Leandro Amaro - Contrato até 2014
Chegou por empréstimo pelo Cruzeiro, no entanto, o Palmeiras assegurou sua permanência por mais dois anos. Questionado pela torcida, jogador pode ser emprestado.

VOLANTES

Márcio Araújo - Contrato até dezembro de 2013
Chegou ao Palmeiras em 2010, mas nunca agradou a torcida por conta de sua baixa qualidade técnica. É fraco na marcação.

João Vitor - Emprestado pelo Marília até o fim do ano
Jogador se envolveu com polêmica após ser agredido por um torcedor no ano passado. Neste ano, ele pediu para ser afastado por conta do medo das ameaças dos torcedor e sequer voltou a ser relacionado. Não deve continuar no clube.

Marcos Assunção - Contrato até o fim do ano
Líder do time nesta temporada, jogador tem jogado boa parte do ano no sacrifício. Passou por cirurgia no joelho direito, antecipou a recuperação, mas tem sofrido constantemente com dores e inflamação no local. O Palmeiras quer renovar o contrato, porém, a lesão pode fazer com que ele se aposente do futebol.

João Denoni - Contrato até junho de 2017
Com apenas 18 anos, Denoni foi a grata surpresa do time nesta temporada. Pouco aproveitado por Felipão, o atleta ganhou chances com Gilson Kleina e logo assumiu o posto de titular. Sofreu uma luxação na clavícula direita contra o Fluminense e não jogou contra o Fla.

Correa - Contrato até o fim do ano
Mais um da moda retrô, foi repatriado, mas sente a falta de ritmo dentro de campo. É mais um que não teve estender seu vínculo.

Tinga - Contrato até junho de 2015
No clube desde 2010, caiu de produção e foi emprestado. Assim como Capixaba, foi reintegrado e não jogou. Permanência ainda é incerta para o próximo ano.

MEIAS

Wesley - Contrato até fevereiro de 2015
Jogador foi a contratação mais cara do Palmeiras na temporada, ao desembolsar eis milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões) por seis direitos econômicos. Em março, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e só retornou aos gramados seis meses depois, diante do Cruzeiro. Já manifestou que deve cumprir o seu contrato e ficar para a Série B.

Valdivia - Contrato até o fim de 2015
Sofreu consecutivas lesões e quase não jogou nesta temporada. Após sofrer um sequestro relâmpago, ameaçou a deixar o clube. Ainda não sabe se ficará no ano que vem.

Patrik - Contrato até março de 2015
Revelado na base do clube, meia era muito utilizado por Felipão. Depois da chegada de Gilson Kleina, sequer foi relacionado para as partidas.

Daniel Carvalho - Contrato até o fim do ano
Afastado por causa da má condição física, o meia teve lampejos de boa fase, mas na maioria das vezes que foi utilizado não agradou. Não deve ter vínculo renovado.

Mazinho - Contrato até julho de 2017
Em agosto, o Palmeiras renovou o contrato do jogador, que antes estava emprestado pelo Oeste. Pouco utilizado por Gilson Kleina, ainda é dúvida para o próximo ano. Pode ser emprestado.

Patrick Vieira - Contrato até o fim de 2014
Pouco utilizado por Felipão, prata da casa ganhou chances com Gilson Kleina e assumiu a titularidade. Nas últimas vezes, era o único homem na criação e ganhou elogios do treinador. Deve permanecer.

Tiago Real - Contrato até o fim de 2016
Chegou durante o Campeonato Brasileiro, depois de se destacar na Segundona pelo Joinville. Estreou bem e depois perdeu a titularidade para Patrick Vieira.

Bruno Dybal - Contrato até maio de 2015
Recém promovido ao profissional, o meia tem vínculo longo e um das maiores esperanças da base do Palmeiras.

Diego Souza - Contrato até maio de 2015
Também recém promovido à equipe de cima, é outra esperança da base. Pode até ser emprestado para adquirir mais experiência.

ATACANTES

Barcos - Contrato até janeiro de 2014
Melhor contratação da temporada. Artilheiro da equipe, foi o oposto na situação ruim do Palmeiras. A boa fase lhe rendeu convocação para a seleção argentina, mas em suas últimas exposições deixou o futuro em aberto. Após o empate com o Flamengo, pelo Twitter, o Pirata até finalizou a permanência.

Luan - Contrato até julho de 2016
Preferido de Felipão, o atacante é praticamente figura carimbada no time titular. É alvo constante de críticas da torcida, mas disse que a vontade é permanecer no clube.

Maikon Leite - Contrato até junho de 2016
Outro atleta do elenco que sentiu muito o rebaixamento da equipe. No jogo contra o Flamengo, perdeu uma chance incrível de marcar e saiu chorando do vestiário em Volta Redonda.

Vinicius - Contrato até setembro de 2017
Chegou a ser "rebaixado" para a equipe da base, após dificuldades de o clube renovar seu contrato. Voltou ao profissional e é visto pela direito como jogador de "muito potencial". Com 19 anos, poderia até ser emprestado.

Betinho - Emprestado pelo São Caetano até o fim do ano
Herói do título da Copa do Brasil, teve seu vínculo renovado no meio do ano, depois de chegar ao clube por um período de testes. Apesar disso, não deve continuar.

Obina - Contrato até o fim do ano
Outro atleta do elenco que foi repatriado. Teve algumas chances na equipe, mas durante o maior período no clube esteve entre os reservas. Não deve ter contrato renovado.

Daniel Lovinho - Contrato até dezembro de 2013
Revelado pelo clube, foi promovido em 2009. Pouco aproveitado, foi emprestado a outros clube e reintegrado ao elenco depois da chegada de Gilson Kleina. A tendência é que seja emprestado novamente.

Tadeu - Contrato até junho de 2013
Outro reintegrado. Está com 26 anos e desde 2011 não joga pelo Verdão. Outro a ser emprestado.