LANCEPRESS! - 02/10/2012 - 13:00 São Paulo (SP)
De um lado o campeão da Libertadores (1999) e do outro o campeão Paulista (2008) e da Copa do Brasil (2012). Ambos com nome consolidado na história do clube, adoração da torcida e donos da camisa 10. Qual seria o ídolo preferido? Alex ou Valdivia?
A pergunta acima pode ser difícil de ser respondida, porém, os altos e baixos de Valdivia parecem abrir caminho para Alex, que caso contratado pelo Verdão, assumiria o posto de maestro do time para a disputa da Copa Libertadores no próximo ano.
Apesar de ter jogado menos que Valdivia neste ano, Alex balançou as redes mais vezes que o possível concorrente. Enquanto, o Mago marcou apenas três gols em 32 jogos, ele anotou 11 gols em 27 jogos pelo Fenerbahçe (TUR).
Além da experiência no futebol, Alex leva vantagem por já conhecer o sistema de disputa das competições internacionais. Afinal, foi campeão da Libertadores em 1999 e da Copa Mercosul no ano anterior, ambos títulos conquistados pelo Verdão.
Enquanto isso, Valdivia corre para ter uma sequência no Palmeiras desde que foi repatriado em 2010. Desde então, o meia tem sofrido com constantes lesões e desfalcou o time em momentos importantes. Foram nove retornos e muitas dúvidas se conseguiria voltar aos tempos de magia.
Com Mago longe dos problemas musculares e Alex de volta, alguém duvida da força deste meio campo?
Inscrição só com brecha na lei
Com a janela de transferências fechada, o meia Alex não pode jogar por algum clube brasileiro nessa temporada. A não ser que ele encontre uma brecha na legislação para conseguir atuar. No entanto, a disputa teria de ser na Justiça do Trabalho.
Segundo o advogado Marcos Motta, especialista em direito esportivo, o jogador poderia alegar que tem sido impedido de exercer sua profissão ao não ser inscrito na CBF. Para isso, o atleta teria de provar que estaria sendo prejudicado com essa situação.
A janela de transferências para o futebol brasileiro terminou no dia 20 de julho. Apenas jogadores que rescindiram contrato até essa data podem ser regularizados.
Se não bastasse, caso consiga ter sua inscrição na CBF, Alex não poderia jogar no Campeonato Brasileiro desse ano. Isso porque, as inscrições para a competição terminaram em 21 de setembro. Assim, se houver o negócio, ele só poderia atuar em partidas da Sul-Americana caso o Verdão passe pelo Millionários e chegue nas quartas de final.
Outros meias do elenco
Daniel Carvalho
Tem contrato até o fim do ano e está com o futuro indefinido. Substituto de Valdivia, foi bem em algumas partidas do Paulistão. No entanto, perdeu rendimento. Após perder espaço com Felipão, tem ficado no banco com Gilson Kleina no comando do time.
Tiago Real
Contratado durante o Brasileirão, foi titular nas primeiras partidas, mas agora está na reserva. Deixou boa impressão nos primeiros jogos. Opção para compor o elenco palmeirense.