16 de Junho de 2013•06h31
Pelo menos oito pessoas morreram neste domingo e 50 ficaram feridas em uma série de atentados, realizados com carros-bomba, no sul do Iraque, informaram à agência EFE fontes policiais.
O ataque mais mortífero foi registrado em Basra, a cerca de 560 quilômetros ao sul de Bagdá, onde pelo menos quatro pessoas morreram, entre elas um oficial de polícia, e outras seis ficaram feridas pela explosão de dois veículos carregados com explosivos.
Além disso, pelo menos duas pessoas foram mortas e outras nove ficaram feridas pela detonação de outros dois carros-bomba na província de Zi Qar, no sul do país. Em Wasit, também no sul, um civil morreu e outras 30 ficaram feridos em um duplo atentado similar aos anteriores.
Um sétimo carro-bomba explodiu no norte da cidade de Mahmudiya, 30 quilômetros ao sul da capital, e causou a morte de uma pessoa e ferimentos em cinco.
O mês de maio foi o mais sangrento no Iraque há mais de cinco anos, com a morte de 1.045 pessoas em atos de violência, segundo a missão da ONU neste país (Unami), em uma subida da violência sectária e contra as forças de segurança.
EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.