09 de Junho de 2013•03h43 • atualizado às 03h48
Coreia do Sul e Coreia do Norte conseguiram aproximar posições durante a primeira sessão da reunião preliminar realizada neste domingo, o primeiro contato bilateral em dois anos, destinado a preparar um histórico encontro de ministros na próxima quarta-feira.
"As duas partes mantêm a vontade de realizar a reunião de ministros", declarou um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, sugerindo portanto que as negociações estão indo bem, porém não revelando detalhes sobre os avanços conseguidos.
O porta-voz explicou que os representantes de Norte e Sul debateram por enquanto o protocolo, a localização, a ordem do dia e o tamanho das delegações que estarão no próximo encontro ministerial, que previsivelmente vai acontecer na quarta-feira em Seul.
Todos os detalhes sobre este próximo encontro serão fechados esta tarde, durante a segunda e última sessão da reunião preliminar de hoje, segundo o porta-voz da Unificação.
Se finalmente acontecer, a reunião será histórica, já que o último encontro a esse nível entre Norte e Sul data de 2007 e nos últimos anos as relações entre ambos os vizinhos foram marcadas pela tensão e por constantes desencontros.
EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.