segunda-feira, 24 de junho de 2013

Histórico capitão Hong Myung-bo comandará Coreia do Sul na Copa do Mundo

24 de Junho de 201307h43

O ex-jogador Hong Myung-bo, capitão da Coreia do Sul na Copa do Mundo de 2002, será o novo técnico da seleção de seu país, anunciou nesta segunda-feira a Associação de Futebol de Coreia (KFA).

A entidade aceitou a demissão de Choi Kang-hee, que tinha se comprometido a dirigir a equipe durante as Eliminatórias para a Copa, concluída na quarta-feira passada com uma derrota diante do Irã por 1 a 0, que não impediu a classificação da Coreia do Sul.

Em sua curta carreira como treinador, Hong Myung-bo, de 44 anos, conta com um bronze nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) à frente da seleção sub-23. A conquista representou a primeira medalha olímpica para a Coreia do Sul no futebol.

Com Hong como treinador, dois anos antes a equipe sul-coreana sub-23 conquistou o bronze nos Jogos Asiáticos de Guangzhou.

No entanto, é a trajetória como jogador de Hong Myung-bo que o transformou em uma lenda na Coreia do Sul, ao ter disputado 136 partidas oficiais com a seleção e ser o primeiro asiático a disputar quatro Copas do Mundo, de 1990 até 2002.

No último Mundial que disputou, na Coreia-Japão 2002, o ex-zagueiro atuou como capitão da equipe e nas quartas de final marcou o pênalti decisivo na partida em que a Coreia do Sul eliminou a Espanha.

Aquela Coreia do Sul dirigida pelo holandês Guus Hiddink fez história ao se tornar até hoje a primeira seleção de um país asiático a alcançar uma semifinal de Copa do Mundo.

EFEEFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.