domingo, 30 de junho de 2013

Parlamento Europeu exige que EUA esclareçam se espionaram a UE

30 de Junho de 201304h34 atualizado às 04h41

Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA Foto: APEdward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA Foto: AP

O presidente do Parlamento Europeu (órgão legislativo da UE), Martin Schulz, exigiu neste domingo dos Estados Unidos que esclareçam se espionaram a União Europeia (UE), como afirma a revista alemã Der Spiegel, que cita documentos do ex-colaborador da espionagem americana Edward Snowden.

"Estou profundamente preocupado e surpreendido", reconheceu Schulz, em comunicado, no qual assegurou que "se as acusações forem verdade, seria um assunto muito grave que terá um grave impacto nas relações UE-EUA".

Segundo Der Spiegel, a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos teve acesso tanto a conteúdos de conversas confidenciais como a e-mails e arquivos dos computadores das representações da UE em Washington.

Não se tratou de escutas ou espionagem através de microfones no edifício, mas de sua rede informática interna, diz a revista, que cita como fonte uma ata qualificada de extremamente confidencial da NSA, correspondente a setembro de 2010, e vazada por Snowden.

EFEEFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.