Caio Carrieri
Fabricio Crepaldi
Publicada em 31/07/2012 às 07:15
São Paulo (SP)
Furioso com os erros de arbitragem nas últimas rodadas do Brasileirão, o Palmeiras terá de se acalmar e deixar o prejuízo para trás em busca da recuperação.
Atualmente na 18ª colocação, com apenas dez pontos depois de 13 rodadas, o Verdão precisará de tranquilidade para a sequência na competição, já que a tabela prevê jogos no mínimo complicados até o fim do primeiro turno, em agosto.
Internacional (casa), Botafogo (fora), Fluminense (fora), Flamengo (casa), Atlético-GO (fora) e Santos (casa) fecham a primeira metade do campeonato do Verdão (veja mais detalhes abaixo).
Depois da conquista do título da Copa do Brasil, Luiz Felipe Scolari e a diretoria já manifestavam preocupação com a situação no Nacional.
Não é para menos. O Palmeiras ficou na zona de rebaixamento em nove das 13 rodadas até agora. Roberto Frizzo, vice-presidente, vê a equipe qualificada para sair da zona da degola e não se assustar com o fantasma da Segunda Divisão.
– Temos condições de nos recuperar no campeonato, porque jogamos bem contra o Cruzeiro e contra o Bahia. Não há razão alguma para preocupação – analisou o dirigente.
O planejamento da comissão técnica é atingir ao menos 21 pontos e tentar “virar” o Brasileirão na 13ª colocação. O Sport ocupa essa posição na classificação, com 14 pontos, quatro a mais que o Verdão.
Transformando a projeção em contas, são necessários 11 pontos, que seriam obtidos com três vitórias dois empates e uma derrota.
Até agora o Palmeiras só triunfou na Arena Barueri, sobre o Figueirense, que segura a lanterna, e o Náutico, na briga para se manter na Série A depois de subir para a elite.
Com a improvável contratação de nomes de peso para reforçar o elenco, a esperança de Felipão é esvaziar o departamento médico o quanto antes para montar o time do Verdão. Maurício Ramos e Marcos Assunção podem retornar nesta quarta, contra o Botafogo, pela Sul-Americana. Valdivia deve ficar fora, e os demais lesionados vão demorar um pouco mais para retornar.
O objetivo é conseguir uma situação razoavelmente confortável no Nacional e entrar no torneio sul-americano. Tanto pela qualidade de Scolari em mata-mata, como para dar experiência para o elenco de olho na Libertadores de 2013. Olha para a frente, Verdão!
Jogos até o fim do turno
Botafogo
O primeiro jogo da série será nesta quarta-feira, contra o Botafogo, na Arena Barueri. É a estreia na Sul-Americana desta temporada.
Internacional
No próximo jogo pelo Brasileiro, sábado, o Verdão pegará o Inter, na Arena Barueri. O clube gaúcho briga na parte de cima da tabela.
Botafogo
Na quarta da semana que vem, outra vez o Botafogo, agora pelo Brasileiro. O jogo será no Engenhão e o Alvinegro está no oitavo lugar.
Fluminense
No dia 12, mais uma pedreira fora de casa: o Fluminense, que briga pela liderança do Brasileiro, outra vez no Engenhão.
Flamengo
Na sequência contra cariocas, vem o Flamengo, na Arena Barueri, no dia 15. O rival está muito mal no Campeonato Brasileiro.
Atlético-GO
No dia 19 o Verdão pegará o Atlético-GO, no Serra Dourada. Hoje o Dragão está mal na tabela, mas vem se recuperando.
Botafogo
A segunda e decisiva partida na Sul-Americana, contra o Botafogo, será no dia 22, mais uma vez no Engenhão.
Santos
O Palmeiras encerrará o turno do Brasileirão no dia 25, no clássico contra o Santos, na Arena Barueri. Peixe não está bem.
Meta - 21 pontos
Felipão quer terminar o primeiro turno com pelo menos essa pontuação. Para ele, conseguir até 23 seria satisfatório.
Últimos jogos
Cruzeiro
Árbitro validou gol em impedimento e deu pênalti que foi fora da área. Derrota de 2 a 1.
Bahia
Atuação ruim, somada a um pênalti inexistente marcado e derrota por 2 a 0.
Náutico
Única vitória na série, 3 a 0 na Arena Barueri com ótima atuação de Obina e dos volantes.
Coritiba
O empate em 1 a 1 no Couto Pereira foi bom pelo grande número de desfalques.
Meta ‘errada’ - 6 pontos
Felipão queria levar pelo menos seis pontos nesses jogos. Ganhou só quatro.
Histórico dos rebaixados no Brasileiro após a 13ª rodada
2011
Santos, Avaí, Atlético-PR e América-MG. Só o Peixe ficou (Ceará caiu).
2010
G. Prudente, Grêmio, Atlético-MG e Atlético-GO. Só o primeiro caiu.
2009
Atlético-PR, Botafogo, Fluminense e Náutico. Nenhum deles desceu.