quinta-feira, 28 de junho de 2012

Verdão vive maior jejum de vitórias em um início do Brasileirão

Fabricio Crepaldi e Guilherme Cardoso
Publicada em 28/06/2012 às 07:00
São Paulo (SP)

Seis rodadas e nenhuma vitória. Se está na decisão da Copa do Brasil, por outro lado o Palmeiras não vive um momento bom nesse início do Brasileirão. Na história da competição – desde 1971 –, a equipe nunca demorou tanto para conseguir a primeira vitória. Mesmo com o campeonato longo, o sinal de alerta já está ligado.

Ao mesmo tempo que admitem ser difícil esquecer a final contra o Coritiba, os palmeirenses sabem que já passou da hora de triunfar. Ainda mais porque até agora o técnico Luiz Felipe Scolari escalou força máxima em quase todos os jogos. Para domingo, contra o Figueira, deve montar um time misto.

INFO: Confira quando o Verdão conseguiu a primeira vitória no Brasileirão e quem estava entre os rebaixados até a sexta rodada

– A gente precisa recuperar no Brasileiro. É preocupante nossa situação. Lógico que não tem como desconectar o chip da preparação para o primeiro jogo da final. Mas temos o Figueirense antes. É importante conseguir um bom resultado em casa – disse o gerente de futebol do Alviverde, César Sampaio, ao LANCENET!.

– Temos de pensar no Brasileiro. Daqui a pouco, dá dez rodadas e não vencemos. Aí, vai preocupar. É importante vencer para lá na frente podermos respirar tranquilos – analisou o zagueiro Maurício Ramos.

Felipão também está preocupado. Após a derrota para o Corinthians, no último domingo, o comandante palmeirense chegou a dizer: “uma hora vai chegar um momento que não tem como voltar atrás”.

Palmeiras, Santos e Atlético-GO são os únicos que ainda não venceram no Brasileirão. Todos estão na zona de rebaixamento. Desde 2005, pelo menos um time que estava nas últimas posições no fim sexta rodada caiu para a Série B. O torneio é longo, mas é bom abrir o olho.

Ainda não venceu:

Palmeiras 1x1 Portuguesa
19/5- Na estreia, Felipão poupou jogadores, como Valdivia e Marcos Assunção. A equipe saiu na frente (gol de Luan), perdeu chances para ampliar e levou o empate aos 41 minutos do segundo tempo.

Grêmio 1x0 Palmeiras
27/5- Partida marcou as estreias do meia Felipe e do lateral-esquerdo Fernandinho. O Verdão não fez uma boa partida e sofreu a primeira derrota no torneio. Arbitragem deixou de marcar um pênalti no zagueiro Henrique no fim do jogo.

Sport 2x1 Palmeiras
6/6- Alviverde saiu atrás, mas logo conseguiu empatar com Barcos. Após levar outro gol no segundo tempo, equipe foi para cima e perdeu chances de empatar. Poderia ter obtido um resultado melhor.

Palmeiras 0x1 Atlético-MG
9/6- Em casa, o Palmeiras não foi bem. A partida marcou a estreia de Ronaldinho Gaúcho no Atlético-MG. Valdivia não jogou após ter sofrido um sequestro relâmpago com sua esposa dois dias antes do duelo.

Palmeiras 1x1 Vasco
17/6- Contra o até então líder do campeonato, o Palmeiras fez uma boa partida e criou boas chances. O atacante Mazinho abriu o placar após entrar na vaga de Luan, machucado. O time levou o empate em cobrança de falta de Juninho.

Corinthians 2x1 Palmeiras
24/6- No clássico, o Verdão saiu na frente aos três minutos com Mazinho. Mas o time perdeu rendimento, errou muito e levou a virada dos reservas do arquirrival.

Confira um bate-bola exclusivo com o gerente de futebol do Palmeiras, César Sampaio:

LANCENET!: Você disse que preocupa o fato de o Palmeiras ainda não ter vencido. Como você analisa o momento da equipe no Brasileiro?
César Sampaio: Temos de trabalhar com sabedoria. Perdemos o Luan e sabemos que corremos o risco de perder mais atletas. Não temos um elenco numeroso. No meu entendimento, hoje temos de priorizar. Estamos próximos de um título de uma competição nacional, com o reposicionamento da marca Palmeiras. Podemos atingir o sonho de consumo, que é voltar para a Copa Libertadores. Mas essa decisão não é só minha.

LNET!: Dá para esquecer a Copa do Brasil nesse momento e focar o Campeonato Brasileiro?
CS: Acho que não dá para ter tudo em todos os momentos. No meu entendimento, tem de priorizar a Copa do Brasil. Uma vez conquistando o título, que é nosso objetivo, tem de jogar a vida no Brasileiro. Nosso planejamento era ter um bom resultado contra o Corinthians. Por isso, entramos com força máxima. Como não deu, a gente faz um novo planejamento.

LNET!: Após as últimas derrotas para o Corinthians, o time perdeu muito rendimento. Como fazer para isso não se repetir novamente?
CS: É um alerta para ficarmos atentos. Esses números servem para que a gente possa entrar ainda mais motivado. Mas disputamos duas competições no primeiro semestre. Fomos para a quartas de final de uma e estamos na final da outra. Se conseguirmos a conquista da Copa do Brasil, o grupo vem forte para o Brasileiro.