sexta-feira, 29 de junho de 2012

No Brasileiro, reservas buscam 'espaço' na final

Fabricio Crepaldi e Guilherme Cardoso
Publicada em 29/06/2012 às 07:05
São Paulo (SP)

Nada de Barcos, Marcos Assunção ou Valdivia. Para decidir o jogo contra o Figueirense, domingo, na Arena Barueri, o Palmeiras deve apostar em Betinho, Patrik, Maikon Leite, Fernandinho, entre outros. Resta saber se com um time formado por reservas, o jejum de vitórias vai acabar no Brasileirão.

A falta de triunfos no Nacional incomoda comissão técnica, diretoria e jogadores. Mas com a decisão da Copa do Brasil cada vez mais perto, parece que o técnico Luiz Felipe Scolari percebeu que chegou o momento de poupar alguns jogadores.

Assim, Barcos e Mazinho, autores de três gols do Alviverde no Campeonato Brasileiro, não devem ser utilizados no domingo. Luan, que marcou o outro gol palmeirense na competição, segue em recuperação de uma lesão muscular na coxa direita.

Com essas ausências no ataque, chance para Maikon Leite e Betinho. O primeiro tem entrado muito durante os jogos na temporada e já chegou a ser decisivo no Paulistão. Já o segundo ainda luta por espaço. Com contrato até agosto, só teve duas chances e ainda não desencantou.

Agora, o camisa 33 vive a expectativa de ter sua segunda oportunidade como titular. A primeira foi na vitória por 2 a 0 diante do Atlético-PR, dia 23 de maio, pela Copa do Brasil. Na ocasião, Barcos estava suspenso.

– Estou tranquilo, fizemos um coletivo na quarta-feira e Felipão mudou o time. Nesta sexta, ele vai fazer mais um coletivo. Aí, vai definir quem joga. Não tem nada definido ainda. Ele falou com todo o grupo. Disse que ainda vai decidir se vai poupar ou não. Só vamos saber na sexta ou no sábado – afirmou o atacante palmeirense ao LANCENET!.

Na busca por uma oportunidade na decisão da Copa do Brasil ou sonhando em ter uma renovação de contrato, alguns reservas vão buscar a primeira vitória do Verdão no Brasileirão. E quem sabe embalar os titulares na decisão nacional.


Prováveis poupados e ausentes no domingo

Juninho
O lateral-esquerdo disputou cinco partidas no Brasileirão. Participou de grande parte dos jogos no ano. Sentiu cansaço no clássico contra o Corinthians, domingo passado, e saiu no segundo tempo.

Marcos Assunção
Se recupera de um edema na coxa direita. Não participou das últimas partidas, contra Grêmio e Corinthians. A comissão técnica tem trabalhado para ele retornar no primeiro jogo contra o Coritiba.

Valdivia
Melhor psicologicamente após o sequestro relâmpago, ficou na reserva e entrou durante os duelos com Grêmio e Corinthians. Daniel Carvalho tem jogado em sua ausência. Deve ser poupado de novo.

Mazinho
Recuperou a posição de titular com a lesão de Luan. É o artilheiro do time no Brasileirão, com dois gols. Como se desgasta muito para ajudar na marcação durante as partidas, pode ficar fora no domingo.

Barcos
Desde sua estreia, em 8 de fevereiro, ficou fora somente de uma partida. No Brasileirão, não perdeu um jogo. Ainda é o artilheiro do time no ano. Não deve jogar domingo para estar bem na decisão.


Podem ganhar uma chance

Deola
Titular no início do ano, perdeu a vaga após algumas falhas durante o Campeonato Paulista. Agora, deve ter sua primeira oportunidade no Brasileirão de 2012. Chance para incomodar o titular Bruno.

Leandro Amaro
Assim como Deola, começou a temporada como titular do time. Chegou a fazer boas partidas. Mas perdeu rendimento na fase final do Paulistão e da Copa do Brasil. No Brasileirão, disputou quatro partidas.

Fernandinho
Reserva de Juninho, foi contratado após disputar o Paulistão pelo Oeste. Está emprestado até o fim do ano. Até o momento, disputou somente duas partidas no Brasileirão, uma como titular da equipe.

Maikon Leite
Começou o ano como reserva, se tornou titular durante o Paulistão e voltou para a reserva. Mesmo assim, continua sendo muito utilizado. Disputou todos os jogos do Brasileirão, mas ainda não marcou.

Betinho
Contratado em maio após disputar o Paulistão pelo São Caetano. Assinou por três meses para ser reserva de Barcos. Fez apenas duas partidas e não marcou gol. Foram só 71 minutos em campo.


Confira um bate-bola exclusivo com Betinho:

LANCENET!: Esse jogo pode ajudar os reservas a serem utilizados na final?

BETINHO: Sem dúvida, o pensamento é esse, de aproveitar essa chance para poder mostrar serviço e ser utilizado nesses dois jogos na Copa do Brasil. Acho que é o pensamento de todos que estão jogando menos.

LNET!: Os reservas podem tirar o Palmeiras dessa situação no torneio?

B: Com certeza, grupo é qualificado, tem muitos jogadores bons. Mas a situação é complicada, temos de começar a vencer urgente.

LNET!: Você se sente melhor no clube? Acha que pode ser titular do time?

B: Estou mais adaptado ao grupo, ao clube. Barcos está muito bem, vou procurar dar o máximo. Estou evoluindo nos treinos, só fiz um jogo, com o Barcos suspenso, foi importante. Me sinto tranquilo, mais centrado, espero que seja um jogo melhor, quero fazer meu primeiro gol. Se pintar a chance, espero aproveitar, quero ajudar o time.

LNET!: Como está a cabeça sobre o seu contrato, que é só de três meses?

B: Independentemente do contrato, cada jogo tem de ser como final, tenho de mostrar serviço. Espero que ajuda a ficar, mas quero ajudar o Palmeiras a vencer esse título.